"No próximo dia 13 de Março arranca no Hospital de S. João de Deus EPE, em Vila Nova de Famalicão, o projecto "A Mala de Histórias", uma iniciativa da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, através da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, que v isa proporcionar aos utentes daquela unidade de saúde momentos de contacto com os livros e as histórias que eles contam, humanizando ainda mais o seu período de convalescência.
“É um projecto de cultura solidária e de aprofundamento da rede de leitura pública, com o qual pretendemos promover o livro como um companheiro no processo de reabilitação e restabelecimento dos doentes internados”, explica o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Armindo Costa, que há dias apresentou o projecto, adiantando que o principal objectivo “é contribuir para a humanização do ambiente hospitalar, promovendo o estímulo à leitura através do contacto com os livros e da acção lúdica das contadoras de histórias junto das crianças e adultos no Hospital”.
No âmbito desta iniciativa, duas técnicas de animação de leitura da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco irão visitar, nas primeiras terças-feiras de cada mês, os utentes do hospital S. João de Deus, sejam crianças, jovens ou adultos aí internados, “com uma mala cheia de histórias”.
Segundo o presidente do conselho de administração do Hospital S. João de Deus, José Alberto Peixoto, com este serviço de iniciativa autárquica, “os doentes internados ganham uma companhia, que lhes lê uma história ou um texto, numa altura, em que muitas vezes eles próprios não disposição para ler”. Tecendo rasgados elogios a “este projecto de humanização”, o presidente da administração do hospital disse que “esta é mais uma iniciativa promovida pela autarquia e acolhida com todo o entusiasmo pelo hospital”.
Assim, através da actividade de contar histórias, a Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco leva entretenimento, cultura e muita informação ao Hospital de Famalicão, possibilitando momentos de criatividade, imaginação e lazer. “Levar a leitura a este público específico é possibilitar-lhe o exercício da sua cidadania, tão comprometida pelas suas condições físicas, materiais e psicológicas”, assinalou ainda Armindo Costa.
Refira-se que este projecto surge na sequência de uma iniciativa já desenvolvida no ano transacto, em que a Biblioteca Municipal em estreita colaboração com o Hospital S. João de Deus disponibilizava aos utentes a cedência de obras literárias. A Bibliomóvel deslocava-se, assim, aos diferentes serviços de internamento do Hospital fazendo circular um carrinho de livros, que permitia não só o serviço de leitura presencial, mas também o serviço de empréstimo, tanto de livros como de DVD’s.
Excepcionalmente, a primeira sessão do projecto "A Mala de Histórias", no Hospital de Famalicão, terá lugar no próximo dia 13 de Março, enquanto as seguintes serão realizadas na primeira terça-feira de cada mês.
Fonte: Biblioteca Municipal de V. N. de Famalicão
Etiquetas: Bibliotecas e Sociedade |